Nesta segunda-feira, 2 de junho, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CRECI MT) marcou presença na primeira reunião presencial e remota da Câmara Setorial Temática (CST) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que abordou um tema de grande relevância para o setor rural: a relação entre consciência, valores humanos e agricultura familiar. A criação da câmara foi sugestão do deputado Júlio Campos (União), vice-presidente da ALMT. Júlio Campos também é corretor de imóveis. A reunião também contou com a participação do presidente da CST, José Esteves de Lacerda Filho, suplente de Senador e corretor de imóveis. Esteve presente o também corretor de imóveis e diretor de relacionamento com o campo e fiscalização rural do CRECI MT, Leôncio Pinheiro. As famílias Campos, Lacerda e Pinheiro, são famílias tradicionais da politica matogrossense e empresários do Ramos imobiliário a muitas décadas e agora estão juntas nesse trabalho para ajudar a agricultura familiar de MT.
Durante o encontro, foram discutidos os desafios enfrentados pelos pequenos produtores rurais, incluindo a burocracia, a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de maior articulação institucional para garantir a regularização fundiária e o acesso às políticas públicas de comercialização, especialmente no fornecimento de alimentos para a merenda escolar.
José Esteves Lacerda destacou a importância da agricultura familiar para o Brasil, ressaltando que ela é responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos no país e representa a principal atividade econômica em 40% dos municípios com menos de 20 mil habitantes. No entanto, ele alertou para a vulnerabilidade social dos trabalhadores rurais, muitos dos quais vivem abaixo da linha da pobreza, mesmo atuando na base da cadeia produtiva.
O diretor de relacionamentos e fiscalização rural do CRECI MT, Leôncio Pinheiro, também membro da comissão, reforçou a relevância do tema. Em sua fala, ele destacou que “a maior parte dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros nasce da agricultura familiar, que é uma atividade sustentável, pois nela trabalham ciência, tecnologia e inovação. Também citou que o trabalho da câmara temática tem enorme relevância para o mercado imobiliário rural pois a organização da agricultura familiar gera valor que beneficia de forma direta o setor imobiliário rural. Essas ferramentas nos dão a oportunidade de conhecer e identificar o que está acontecendo na base, fortalecendo o setor.”
A participação do CRECI MT nesta reunião reforça o compromisso do conselho com o desenvolvimento sustentável do setor rural e a valorização da agricultura familiar, reconhecendo sua importância estratégica para a segurança alimentar e o crescimento econômico do estado e em especial do mercado imobiliário rural.
Comunicação CRECI-MT
CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMOVEIS
19ª REGIÃO
CNPJ: 14.921.282/0001-74
Av. André Maggi, nº 877, Centro Político Administrativo
Cuiabá – MT, CEP: 78.049-080
Tel.: (65) 3313-4800
Atendimento de Segunda a
Sexta-Feira das 8hs as 18hs