A diretoria do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de Mato Grosso (CRECI-MT), por meio do presidente Claudecir Contreira vem modernizando todo sistema de fiscalização, com implantação do BOT, uma inteligência artificial, cuja principal funcionalidade é fiscalizar eletronicamente os portais de anúncios digitais, tais como: portais de classificados de móveis e mídias digitais, carinhosamente conhecido como ‘fiscal digital’.
De acordo com Contreira o avanço constatado na fiscalização, só foi possível com a participação de toda diretoria e servidores, da Secretaria, Jurídico, TI, fiscalização, e as ações conjuntas com as comissões, como a Turma Julgadora e CEFISPE (Comissão de Ética e Fiscalização), ambas formadas por conselheiros e corretores do estado.
Desde 2015, o CRECI-MT tem registrado uma trajetória ascendente em suas atividades de fiscalização. Naquele ano, foram registradas 344 autuações, um número que mais que triplicou até 2024, alcançando em janeiro e fevereiro 1.271 autuações, e em março, abril e maio chegando a 8.810 entre diligências, exercício ilegal da profissão, infração, notificação, boletim de ocorrência e autos de constatação. Essa tendência positiva não apenas reflete o aumento da vigilância, mas também uma resposta proativa às práticas irregulares que ameaçam a ética profissional no setor imobiliário.
O presidente destaca a realização do concurso público em 2023, para contratação de novos agentes fiscais, para reforçar o quadro em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Alta Floresta, Confresa e Campo Novo do Parecis, além de aquisições de equipamentos, como tablet, celulares e novos veículos.
"É fundamental lembrar e agradecer primeiramente a todos os corretores, que de fato e de direito são os verdadeiros fiscais da profissão, pois estes corretores que trazem todas as denúncias que resultam nos números positivos que o CRECI-MT hoje obtêm".
Contreira ainda cita os esforços de toda uma equipe e afirma que são evidentes os relatórios detalhados das autuações realizadas nos anos de 2015, 2018, 2021, 2022, 2023 e 2024. "Esses números não são apenas estatísticos; eles representam uma vitória significativa na proteção dos consumidores e na garantia de que apenas profissionais qualificados e registrados exerçam suas atividades".
A diretoria atual do Conselho reforça seu compromisso com a transparência e a ética no mercado imobiliário, e continuará trabalhando em conjunto para combater a ilegalidade e garantir a confiança dos consumidores.
COMUNICAÇÃO CRECIMT
CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMOVEIS
19ª REGIÃO
CNPJ: 14.921.282/0001-74
Av. André Maggi, nº 877, Centro Político Administrativo
Cuiabá – MT, CEP: 78.049-080
Tel.: (65) 3313-4800
Atendimento de Segunda a
Sexta-Feira das 8hs as 18hs