O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CRECI-MT), Claudecir Contreira protestou na audiência Pública para discutir a revisão do Plano Diretor, nesta quinta-feira (27), pela ausência dos 25 vereadores da Capital mato-grossense. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de educação de Cuiabá, com a participação de várias entidades representativas do mercado imobiliário, Ministério Público Estadual e Federal e movimentos sociais, entre outras.
O presidente do Conselho, Claudecir Contreira, após longa discussão e ao chegar a vez da sua fala, discorreu sobre regularização fundiária urbana e rural, em consideração as questões sociais e legislação dos sítios de recreio (diante da lei 6.539/2020), para formação de uma cidade mais sustentável. Seu pronunciamento fez parte da composição de um grupo que o CRECI-MT integra amais de 01 ano juntamente com o Sindicato da Habitação de Mato Grosso(SECOVI), Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL).
Contreira ao finalizar sua fala fez um protesto pela ausência da Câmara Municipal de Cuiabá, que não teve representação de nenhum vereador da Capital, onde afirmou tamanho descaso, diante do importante evento para a construção/revisão do Plano Diretor do município. Em conversa com o Secretário Adjunto do IPDU, Márcio Puga, Contreira teve a confirmação do Secretário de que a câmara municipal apesar da audiência ser pública, foi comunicada sobre o evento.
“Eu falo em nome do CRECI e mais quatro mil profissionais que atuam aqui neste município. Eu quero deixar registrado não sei se em nome do Sinduscon e demais entidades, mas, quero registrar em nome do CRECI MT e do mercado imobiliário e que essa fala chegue a Câmara Municipal de Cuiabá. Eu acho inadmissível a ausência total da Câmara neste ato, será que nenhum dos 25 vereadores tiveram tempo para vir aqui, acompanhar essas falas? quanto sofrimento nós temos com as regras criadas para aprovação de projetos construtivos. Os MPs estadual e Federal estão aqui. Muitas vezes vejo vereadores reclamando das ideias do MP, porém, eles vereadores não estão aqui nesse importante momento. Logicamente se você deixar brecha, deixar espaço e não defender aquilo que tem que ser defendido outros ocuparão suas ideias e espaços. Deixo aqui meus protestos pela ausência do presidente Chico e da Câmara Municipal, que não enviou nenhum representante para esse ato.” Declarou Contreira.
A audiência para contribuição para sugestões do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da Capital foi um convite feito pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e Comitê de Revisão do Plano Diretor, que está em fase de consolidação do prognóstico, e a próxima audiência deve acontecer no dia 30 de agosto.
COMUNICAÇÃO CRECI-MT
CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMOVEIS
19ª REGIÃO
CNPJ: 14.921.282/0001-74
Av. André Maggi, nº 877, Centro Político Administrativo
Cuiabá – MT, CEP: 78.049-080
Tel.: (65) 3313-4800
Atendimento de Segunda a
Sexta-Feira das 8hs as 18hs