ESTADUALIZAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES TRARÁ IMPACTOS POSITVOS AO MERCADO IMOBILIÁRIO DE MT


Imagem ESTADUALIZAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES TRARÁ IMPACTOS POSITVOS AO MERCADO IMOBILIÁRIO DE  MT - CRECI-MT

O projeto de Lei que estadualiza o  Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, foi aprovado nesta quarta-feira (11/10), pela Comissão  de Meio Ambiente, de autoria da senadora Margareth Buzetti. Dessa forma a administração da unidade de conservação, hoje a cargo do Instituto Chico Mendes, para a Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Em contrapartida, o Governo Estadual vai investir R$ 200 milhões no período de quatro anos para a melhoria da infraestrutura de turismo do parque.

Para o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso - CRECI-MT, Claudecir Contreira acredita no grande avanço que haverá também no mercado imobiliário na região, com vendas de imóveis e novas construções.

"Parabenizamos a senadora autora do projeto, Margareth Buzetti, ao senador Jayme Campos, ao relador do mesmo, senador Mauro Carvalho pelo empenho e aprovação da estadualização do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, já que a privatização não traria nenhum benefício para população e muito menos para meio ambiente", disse.

Contreira ainda citou que de forma positiva "o mercado imobiliário avançará com a estadualização, onde o corretor de imóveis e todos aqueles envolvidos no setor com geração de emprego e renda, além de ser um exemplo a outras unidades de conservação".

O projeto teve aprovação de  11 votos favoráveis e três contrários, com o compromisso, de acordo com Buzetti, que o governo de Mato Grosso vai respeitar o compromisso com a preservação ambiental do parque.

Para Mauro Carvalho explica que a mudança será o "carinho que o Governo de Mato Grosso, que vai cuidar do Parque e investirá R$ 200 milhões no parque ao longo de quatro anos", e no documento, estão inclusas cláusulas referentes à utilização de água com qualidade inferior na Política Nacional de Recursos Hídricos. Além disso, o projeto aprovado estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental com o propósito de orientar a capacitação e a atuação de jovens como agentes ambientais.

O Parque tem um conjunto de ecossistemas característicos do Cerrado, com destaque para as belas cachoeiras e os enormes paredões de rocha. Abriga também as nascentes dos rios formadores do Pantanal Matogrossense.

COMUNICAÇÃO CRECI-MT 

Logo CRECI-MT 19ª Região

CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMOVEIS
19ª REGIÃO

CNPJ: 14.921.282/0001-74

ENDEREÇO:

Av. André Maggi, nº 877, Centro Político Administrativo
Cuiabá – MT, CEP: 78.049-080
Tel.: (65) 3313-4800

Atendimento de Segunda a
Sexta-Feira das 8hs as 18hs

Copyright © 2022, CRECI-MT 19ª Região - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por E2A Soluções Digitais.