O projeto de Lei que estadualiza o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, foi aprovado nesta quarta-feira (11/10), pela Comissão de Meio Ambiente, de autoria da senadora Margareth Buzetti. Dessa forma a administração da unidade de conservação, hoje a cargo do Instituto Chico Mendes, para a Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Em contrapartida, o Governo Estadual vai investir R$ 200 milhões no período de quatro anos para a melhoria da infraestrutura de turismo do parque.
Para o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso - CRECI-MT, Claudecir Contreira acredita no grande avanço que haverá também no mercado imobiliário na região, com vendas de imóveis e novas construções.
"Parabenizamos a senadora autora do projeto, Margareth Buzetti, ao senador Jayme Campos, ao relador do mesmo, senador Mauro Carvalho pelo empenho e aprovação da estadualização do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, já que a privatização não traria nenhum benefício para população e muito menos para meio ambiente", disse.
Contreira ainda citou que de forma positiva "o mercado imobiliário avançará com a estadualização, onde o corretor de imóveis e todos aqueles envolvidos no setor com geração de emprego e renda, além de ser um exemplo a outras unidades de conservação".
O projeto teve aprovação de 11 votos favoráveis e três contrários, com o compromisso, de acordo com Buzetti, que o governo de Mato Grosso vai respeitar o compromisso com a preservação ambiental do parque.
Para Mauro Carvalho explica que a mudança será o "carinho que o Governo de Mato Grosso, que vai cuidar do Parque e investirá R$ 200 milhões no parque ao longo de quatro anos", e no documento, estão inclusas cláusulas referentes à utilização de água com qualidade inferior na Política Nacional de Recursos Hídricos. Além disso, o projeto aprovado estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental com o propósito de orientar a capacitação e a atuação de jovens como agentes ambientais.
O Parque tem um conjunto de ecossistemas característicos do Cerrado, com destaque para as belas cachoeiras e os enormes paredões de rocha. Abriga também as nascentes dos rios formadores do Pantanal Matogrossense.
COMUNICAÇÃO CRECI-MT
CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMOVEIS
19ª REGIÃO
CNPJ: 14.921.282/0001-74
Av. André Maggi, nº 877, Centro Político Administrativo
Cuiabá – MT, CEP: 78.049-080
Tel.: (65) 3313-4800
Atendimento de Segunda a
Sexta-Feira das 8hs as 18hs