PRESIDENTE DO CRECI-MT DIZ QUE GOVERNO FEDERAL DEVE “PAGAR” PARA O CRECI AUXILIAR O COAF


Imagem PRESIDENTE DO CRECI-MT DIZ QUE GOVERNO FEDERAL DEVE “PAGAR” PARA O CRECI AUXILIAR O COAF - Dr Sanitiza

“Os recursos financeiros que sustentam o Sistema vêm exclusivamente das anuidades pagas pelos corretores de imóveis e empresas imobiliárias”.

 

O Seminário internacional sobre proteção à lavagem de dinheiro (Siplad) acontece entre os dias 22 e 23 de janeiro, na cidade de São Paulo, e reúne representantes estudiosos sobre o tema , e de outros temas de grande relevância, como assédio moral, questões éticas, procedimentos de fiscalização e sobretudo, lavagem de dinheiro e terrorismo voltado ao mercado imobiliário com a apresentação do consultor internacional de prevenção em lavagem de dinheiro Alejandro Montesdeoca Broquetas, entre outros profissionais da área de controle financeiro no Brasil.

Para o Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso – CRECI-MT, Claudecir Contreira, estas ações são vistas com bons olhos, porém salienta que já a mais de 20 anos o sistema COFECI-CRECI trabalha no sentido de orientar os corretores e empresas imobiliárias para que façam a declaração de não ocorrência de atividades suspeitas.

Contreira também acrescenta que os profissionais já são devidamente inscritos no CRECI e que o Conselho já os fiscaliza em suas atividades “nossos corretores em sua imensa maioria são profissionais preparados e seguem as regras legais e regras de mercado e que independentemente desta exigência, estes corretores informariam e informam os órgãos fiscalizadores em especial o próprio CRECI se acaso alguma atividade suspeita venha a ocorrer.

Por outro lado, o presidente do CRECI-MT, enfatiza que o governo federal vem tentando transferir responsabilidades dele (governo) para o sistema COFECI-CRECI sem que pague ou contribua financeiramente para a estruturação dos departamentos de fiscalização. Contreira lembra que apesar dos CRECIs serem autarquias públicas federais com as prerrogativas de fiscalização, o governo federal não destina nenhuma verba pública para a ampliação e manutenção dessa estrutura fiscalizadora. “Os recursos financeiros que sustentam o Sistema vêm exclusivamente das anuidades pagas pelos corretores de imóveis e empresas imobiliárias”.

O 2º Siplad é um evento híbrido (presencial e virtual) e inclui a presença de todos os representantes dos Regionais escolhidos para compor o Escritório Nacional de Integridade do Sistema Cofeci-Creci. “São 81 profissionais que darão suporte à difusão e à consolidação de uma cultura de compliance e integridade dentro do Sistema.

 

COMUNICAÇÃO CRECI-MT

Logo CRECI-MT 19ª Região

CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMOVEIS
19ª REGIÃO

CNPJ: 14.921.282/0001-74

ENDEREÇO:

Av. André Maggi, nº 877, Centro Político Administrativo
Cuiabá – MT, CEP: 78.049-080
Tel.: (65) 3313-4800

Atendimento de Segunda a
Sexta-Feira das 8hs as 18hs

Copyright © 2022, CRECI-MT 19ª Região - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por E2A Soluções Digitais.